domingo, 10 de junho de 2012

Ronronar de um gato.

 Uma característica marcante da personalidade felina é o famoso ronronar. 
Quem tem um gato sabe o quanto é gostoso ouvir o ruído tranquilizante da língua do “R”. Ele se expressa com repetitivos “Rsrrrrr”, sonoros e aconchegantes, parecendo uma melodia de ninar. Na verdade, esta é a sua música. O prazer e a alegria que sente exteriorizam-se num prolongado “PURRR...”. 
Só que infelizmente, não é só de satisfação que ele ronrona, mas também por dor e solidão. Porém, é muito fácil identificar se é alegria ou insatisfação o que sente, pois quando ele faz este barulho perto do dono e procura aconchego, devemos aproveitar o momento, pois significa que quer compartilhar conosco sua felicidade. 
Em contra partida, se ele se esconde e não quer conversa com ninguém, para de se alimentar e procura estar sempre só, o ronronar comprova ser preocupante e, logo, um veterinário de confiança deve ser consultado. 
Por causa desse ruído, durante séculos o gato foi o vilão dentre os animais. É preciso desmistificar o fato de que o gato tem e causa asma. Pessoas menos informadas passaram tais informações e parece que estes tabus foram passados de geração à geração e muita gente, ainda hoje, não tem a companhia de um gato, só de medo de pegar tal doença. Tudo por não saberem traduzir esta linguagem que só os felinos possuem. 
Esse som abafado é produzido pela dilatação de uma veia localizada próxima às cordas vocais, que vibra quando o animal está feliz ou doente. 
Gato faz bem à saúde dos humanos e pesquisas recentes comprovam que pessoas que convivem com animais e, especificamente com gatos, sofrem menos de “stress” e dificilmente morrem de infarto do miocárdio.
Gato é tudo de bom!

 "Purrrrrrrrrrr"


Nenhum comentário:

Postar um comentário